sexta-feira, 24 de abril de 2015

Entrevista com Edson Lobo



Tivemos o privilégio de fazer uma entrevista com um grande jornalista e ex-diretor de uma radio. Com muito prazer trazemos esta entrevista:

Primeiramente bom dia, gostaríamos de uma breve apresentação com seu nome completo, formação acadêmica e área que atuava na empresa?

Edson Lobo, jornalista reconhecido pelo Decreto-Lei Nº 972, de 17 de Outubro de 1969, era Diretor Geral da Radio Athenas.

Há quanto tempo trabalhou na empresa e quais cargos ocupou nela?

Trabalhei por seis anos e sempre como Diretor Geral.

Como era a sua rotina de trabalho?

Tinha que supervisionar diariamente todos os departamentos (comercial, estúdio e locução, produtora, programação, administrativo, financeiro, etc). Além disso, abrir novos clientes, visitar clientes atuais e cuidar da manutenção da Imagem da Rádio junto à clientes, órgãos oficiais, associações, etc.

Como acredita que seu trabalho contribuía para a comunicação em geral?

Bem, era um dos pilares de sustentação da Rádio e com isso passar muitas informações aos variados públicos, ajudando a comunidade com um todo.

Você gostava do que fazia?

Sim, muito.

Qual seu histórico de carreira profissional?

Trabalhei quase 12 anos na Editora Abril, em diversas publicações, como Quatro Rodas, Realidade, Exame. Também fui gerente de Promoções e Propaganda da Abril Cultural. Fui colaborador das revistas Placar, Cláudia e Capricho, da Editora Abril, da revista Manchete, da Bloch Editores, da revista Status e de edições especiais, da Editora Três.
 Prestei assessoria de Comunicação para a Jeans Store/Levi’s na organização de shows nacionais e internacionais e assessoria de Imprensa e estudo de patrocínios para esportistas. Com formação em Administração de Marketing na ESPM, passei a exercer atividades efetivas nas áreas de Comunicação Corporativa e de Marketing em empresas como Shell Química, Dow, Johnson & Johnson, Banco BCN e Fininvest, onde fui diretor de Comunicação Corporativa e implantei a função de Ombudsman.
 Especializei-me em Comunicação Empresarial Integrada, que abrange o desenvolvimento estratégico da comunicação, a administração de crises e a preservação de imagem corporativa, fusões, comunicação integrada e assessoria de Imprensa.
Morei e trabalhei em Buenos Aires, Argentina, Genèvè, Suíça e Toronto, Canadá, além de estágios na França e Chile.
 Fui proprietário da Rádio Athenas AM, de Jaboticabal (SP) e Diretor da Associação Comercial, Industrial e do Agronegócio de Jaboticabal (ACIAJA).
Hoje continuo Jornalista e Consultor de Negócios.

Acreditava ser importante o papel que desempenhava o projeto final?

Sim

Acredita trabalhar novamente nessa área?

Continuo.

Dos seus trabalhos qual você considera melhor e o mais importante trabalho já realizado?

Tenho dois mais queridos:
Projeto Pró Espuma Qualidade pela Dow Chemicals, onde as densidades de colchões passaram a ser determinadas de acordo com o peso e altura das pessoas. Isso foi em 1986 e até hoje vigora junto aos fabricantes e lojistas.
Na Radio Athenas tinha o poder da informação e de forma permanente divulgávamos noticias em primeira mão, diversas entrevistas exclusivas, sempre informando nossos ouvintes de forma privilegiada.

Deixe aqui suas dicas e considerações que ache importante e interessante para nós iniciantes na área de comunicação.
A Comunicação se divide em quatro partes:
Publicidade/Propaganda, Promoções,Relações Publicas e
 Jornalismo/ Assessoria de Imprensa.
Assim, cada pessoa que estudar Comunicações tem que ter isso em mente porque no futuro deverá descobrir qual a vertente a qual vai pertencer.
Por exemplo: se escolhe o Jornalismo mas não sabe escrever, não tem faro jornalístico, sensibilidade para a noticia. No entanto, é criativa e gosta das artes. Então, deve buscar a Publicidade/Propaganda e não o Jornalismo.
Outro exemplo: a pessoa tem que distinguir que o Jornalismo é vibrante, requer um “xereta”, “fuçador”, daqueles que não desiste até ter a noticia na mão. Se gostar de escrever e sabe, vá trabalhar  na Assessoria de Imprensa, que é buscar no cliente o que é noticia e saber colocar no papel e interessar o jornalista da redação.
Da mesma forma Promoções: um trabalho de criação de eventos, shows, degustação, feiras e congressos, tudo isso requer criatividade, conhecimento de materiais, informática, organização, e muito, mas muito mais!
Além disso, tudo o que foi escrito aqui requer um aprendizado de administração de finanças e organização.
Por isso, recomendo a busca constante, o empenho, não enxergar o trabalho como mero “trampo”, mas sim se dedicar de corpo e alma a se tornar um excelente e destacado profissional de Comunicações.

Aqui fica nossos agradecimento por nos conceder essa entrevista  e deixo aqui  nosso grande apresso por esse profissional fabuloso.


Um comentário: