Tivemos
o privilégio de fazer uma entrevista com um grande jornalista e ex-diretor de
uma radio. Com muito prazer trazemos esta entrevista:
Primeiramente
bom dia, gostaríamos de uma breve apresentação com seu nome completo, formação
acadêmica e área que atuava na empresa?
Edson
Lobo, jornalista reconhecido pelo Decreto-Lei Nº 972, de 17 de Outubro de 1969,
era Diretor Geral da Radio Athenas.
Há
quanto tempo trabalhou na empresa e quais cargos ocupou nela?
Trabalhei
por seis anos e sempre como Diretor Geral.
Como
era a sua rotina de trabalho?
Tinha
que supervisionar diariamente todos os departamentos (comercial, estúdio e
locução, produtora, programação, administrativo, financeiro, etc). Além disso,
abrir novos clientes, visitar clientes atuais e cuidar da manutenção da Imagem
da Rádio junto à clientes, órgãos oficiais, associações, etc.
Como
acredita que seu trabalho contribuía para a comunicação em geral?
Bem,
era um dos pilares de sustentação da Rádio e com isso passar muitas informações
aos variados públicos, ajudando a comunidade com um todo.
Você
gostava do que fazia?
Sim,
muito.
Qual
seu histórico de carreira profissional?
Trabalhei
quase 12 anos na Editora Abril, em diversas publicações, como Quatro Rodas, Realidade,
Exame. Também fui gerente de Promoções e Propaganda da Abril Cultural. Fui
colaborador das revistas Placar, Cláudia e Capricho, da Editora Abril, da
revista Manchete, da Bloch Editores, da revista Status e de edições especiais,
da Editora Três.
Prestei assessoria de Comunicação para a Jeans
Store/Levi’s na organização de shows nacionais e internacionais e assessoria de
Imprensa e estudo de patrocínios para esportistas. Com formação em Administração
de Marketing na ESPM, passei a exercer atividades efetivas nas áreas de
Comunicação Corporativa e de Marketing em empresas como Shell Química, Dow,
Johnson & Johnson, Banco BCN e Fininvest, onde fui diretor de Comunicação
Corporativa e implantei a função de Ombudsman.
Especializei-me em Comunicação Empresarial
Integrada, que abrange o desenvolvimento estratégico da comunicação, a
administração de crises e a preservação de imagem corporativa, fusões,
comunicação integrada e assessoria de Imprensa.
Morei
e trabalhei em Buenos Aires, Argentina, Genèvè, Suíça e Toronto, Canadá, além
de estágios na França e Chile.
Fui proprietário da Rádio Athenas AM, de
Jaboticabal (SP) e Diretor da Associação Comercial, Industrial e do Agronegócio
de Jaboticabal (ACIAJA).
Hoje
continuo Jornalista e Consultor de Negócios.
Acreditava
ser importante o papel que desempenhava o projeto final?
Sim
Acredita
trabalhar novamente nessa área?
Continuo.
Dos
seus trabalhos qual você considera melhor e o mais importante trabalho já
realizado?
Tenho
dois mais queridos:
Projeto
Pró Espuma Qualidade pela Dow Chemicals, onde as densidades de colchões
passaram a ser determinadas de acordo com o peso e altura das pessoas. Isso foi
em 1986 e até hoje vigora junto aos fabricantes e lojistas.
Na
Radio Athenas tinha o poder da informação e de forma permanente divulgávamos
noticias em primeira mão, diversas entrevistas exclusivas, sempre informando
nossos ouvintes de forma privilegiada.
Deixe
aqui suas dicas e considerações que ache importante e interessante para nós
iniciantes na área de comunicação.
A
Comunicação se divide em quatro partes:
Publicidade/Propaganda,
Promoções,Relações Publicas e
Jornalismo/ Assessoria de Imprensa.
Assim,
cada pessoa que estudar Comunicações tem que ter isso em mente porque no futuro
deverá descobrir qual a vertente a qual vai pertencer.
Por
exemplo: se escolhe o Jornalismo mas não sabe escrever, não tem faro
jornalístico, sensibilidade para a noticia. No entanto, é criativa e gosta das
artes. Então, deve buscar a Publicidade/Propaganda e não o Jornalismo.
Outro
exemplo: a pessoa tem que distinguir que o Jornalismo é vibrante, requer um
“xereta”, “fuçador”, daqueles que não desiste até ter a noticia na mão. Se
gostar de escrever e sabe, vá trabalhar na
Assessoria de Imprensa, que é buscar no cliente o que é noticia e saber colocar
no papel e interessar o jornalista da redação.
Da
mesma forma Promoções: um trabalho de criação de eventos, shows, degustação,
feiras e congressos, tudo isso requer criatividade, conhecimento de materiais,
informática, organização, e muito, mas muito mais!
Além
disso, tudo o que foi escrito aqui requer um aprendizado de administração de
finanças e organização.
Por
isso, recomendo a busca constante, o empenho, não enxergar o trabalho como mero
“trampo”, mas sim se dedicar de corpo e alma a se tornar um excelente e
destacado profissional de Comunicações.
Aqui
fica nossos agradecimento por nos conceder essa entrevista e deixo aqui
nosso grande apresso por esse profissional fabuloso.
Obrigado pelo convite e espero ter colaborado.
ResponderExcluir