domingo, 31 de maio de 2015

Quais as principais características na relação Cliente e Fornecedor?


O mercado fala e aponta qual o ponto para que este relacionamento possa ser efetivo e com longevidade:
“Para mim é a Confiança. Na relação cliente/fornecedor é a Confiança da entrega do produto e/ou serviço prometido nos prazos prometidos e na relação fornecedor/cliente é o cumprimento dos pagamentos acordados, nos prazos acordados”. Carla Kohlrausch – Avipal.
“Acho que hoje o principal ponto é a parceria. Clientes e fornecedores devem ter uma relação ganha/ganha quando tudo está bem, mas também perde/perde quando as coisas estão ruins. Isso requer a existência de um alto nível de confiança e abertura no relacionamento. A existência desse tipo de parceria não elimina o benchmarking periódico, mas o parceiro pode até ajudar na preparação desse. Isso é parceria”. André I. Corrêa – AGCO
. “O principal ponto a ser considerado entre cliente e fornecedor é a confiança, ou seja, estabelecer um relacionamento baseado na confiança mutua é fundamental para relações de longevidade. Mas, como confiança não tem preço, portanto confiança não se compra, confiança se conquista, essa relação leva algum tempo para ser estabelecida. Uma vez que a relação de confiança foi estabelecida é possível aumentar o tamanho dos negócios entre cliente & fornecedor. O processo de estabelecer confiança deve ser contínuo e de ambas as partes, pois tanto cliente como fornecedor, precisam estar confortáveis durante a execução dos serviços.” Edgar Serrano - DBC Company & Seprorgs.
“Na minha opinião, o principal ponto é transparência. Digo isto porque participamos de muitos processos sem ter claras as variáveis que definem o mesmo. Ainda, é fundamental para nós fornecedores, sabermos porque perdemos uma concorrência e qual o principal fator de decisão da nossa vitória. Normalmente, recebemos apenas um não (quando recebemos). Para finalizar, o que mais nos prejudica é que temos que qualificar nossas equipes (para prestar um melhor serviço) e somos comparados com empresas entrantes. Neste caso não se trata de reconhecimento e ponderação adequada de valores (= transparência na definição de fornecedores e processo de compra), mas de pura covardia para com aqueles que primam pela qualidade e alto nível de prestação de serviços”. Mário Tiellet – Criterium Business Mobile.
“Para mim o principal ponto é a CONFIANÇA. Tem que haver confiança na relação, senão ela não é ganha-ganha. A maioria dos fornecedores que eu trabalho, existe esta relação. Nem sempre são os mais baratos, mas possuem qualidade e comprometimento com aquilo que ofertam”. Ângelo Castiglia - Dana
“Na minha opinião o principal ponto a ser considerado na relação entre cliente e fornecedor é uma comunicação aberta e plena, de modo que ambas partes entendam o problema uma da outra, e possam trabalhar juntas na solução que beneficiará a ambas. Deve ser banida a idéia de que o fornecedor esta sempre mal-intencionado, procurando auferir o máximo lucro a custa de eventuais descuidos do cliente. Hoje em dia podemos dizer que cliente e fornecedor procuram desenvolver um clima de confiança mútua, participação e fornecimento com qualidade assegurada, com o objetivo de perpetuar uma relação duradoura onde o cliente acaba por apreciar melhor os pontos fortes daquele fornecedor e este tem uma melhor percepção das necessidades e da evolução histórica do seu cliente. Nesse processo, o cliente irá procurar atuar nos aspectos que possam trazer-lhe vantagens competitivas. Assim, fará uma avaliação dos fornecedores e, se for o caso, o seu desenvolvimento para finalmente, chegar à fase de negociação de uma parceria”. Tânia Mara Martins – Soluzzione Expansão de Negócios.
“Em primeiro lugar nosso segmento atua muito no conceito de relacionamento por intimidade, sem relacionamento fica muito difícil que tenhamos um dos pontos principais que seriam o conhecimento do negócio de nosso cliente. Os valores estratégicos nesta relação são: Comprometimento e QUALIDADE. A relaçãoo entre fornecedor e cliente hoje depende muito disto, sem eles você não estabelece ambiente e resultados.
Sendo assim o conjunto de valores culturais de uma empresa são: CONFIANÇA, SOLIDARIEDADE, SERVIÇO E TREINAMENTO . Como a relação entre as pessoas jurídicas é feito por pessoas físicas é importante que tenhamos profissionais que valorizem a responsabilidade, honestidade, humildade, pontualidade , austeridade e paciência. É o CONCEITO DE QUALIDADE TOTAL!!
NÃO É FÁCIL POR ISTO APRENDEMOS QUE QUALIDADE É UM ALVO MÓVEL SER PERSEGUIDO”. Donald Reis Jr. - Constat.
“Considero que temos um espaço de melhoria considerável na relação entre clientes e fornecedores, tomando como ponto de partida a eficiência e a excelência na gestão das organizações. Para tanto considero como principal ponto a ser considerado numa relação é o comprometimento entre as partes. Este comprometimento relacionado, por parte do fornecedor, ao compromisso de estar efetivamente com políticas e processos voltadas para resolver as demandas e problemas do seu cliente. O fornecedor ser a fonte solucionadora de problemas do cliente. Já em relação ao cliente o compromisso com a fidelidade e o compromisso estratégico voltada ao desenvolvimento efetivo do fornecedor, alinhado ao seu próprio desenvolvimento. Este é o espaço de melhoria no qual nos referimos, porque o que temos percebido no dia a dia, com algumas exceções, desta relação, é um fornecedor com um processo de comunicação com o cliente exageradamente deficiente e desconectado das demandas e critérios estabelecidos pelo cliente, assim como um cliente desintegrando do seu processo de expansão e crescimento o desenvolvimento dos seus fornecedores e outras partes interessadas. Este processo, no médio longo prazo, tende não ser sustentável, para nenhuma das partes. Por outro lado, este comprometimento, está ao alcance de qualquer organização, independentemente do tamanho da sua estrutura, na medida sejam introduzidos diretrizes políticas gerenciais, que integrem um sistema de gestão da organização. Então, tanto quanto as organizações avançarem em tecnologias de gestão para aperfeiçoar esta relação (clientes e fornecedores). Consequentemente este comprometimento vai se multiplicar para todas as partes interessadas e irradiar para todos os processos da organização. Assim teremos organização mais eficientes, mais sustentáveis e mais felizes”. Volmir Ferrari – VGV.
“Considero em especial que o ponto é o posicionamento de cada parte, seja cliente ou fornecedor. O posicionamento é querer fazer certo e fazer para que todos tenham resultados trabalhando a relação de parceria. A confiança, a partir disto é gerada como conseqüência”. Sílvia Somenzi – Soluzzione Expansão de Negócios.
Fonte: Aqui

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