sexta-feira, 24 de abril de 2015

Fornecedores na Área de Mídia





Primeiramente temos que saber alguns conceitos para podermos entender o que, quem são e o que fazem os fornecedores da área de mídias.

O conceito de fornecedor é a pessoa física ou jurídica especializada e tecnicamente capacitada a fornecer os serviços ou suprimentos necessários ao estudo, concepção e execução.
Eles dão apoio às atividades da Agência, Anunciante e Veículos. Nas Normas e Padrões da Atividade Publicitária, documento que estabelece os principais conceitos que rodeiam o mundo da propaganda, cita-se, de forma clara, no artigo 1º dos Conceitos Gerais, os fornecedores. É uma forma de reconhecer formalmente como a prestação de serviços é útil na atividade publicitária, mesmo como coadjuvantes. Apesar de não fazerem parte, propriamente, de uma Agência, os fornecedores são responsáveis por uma demanda significativa da produção, que tem intuito de aperfeiçoar os serviços, economizar dinheiro e descongestionar os espaços físicos e intelectuais. Ou seja, fazem um trabalho importante, mas apenas de complementar o trabalho das Agências. Não cabe a uma gráfica, por exemplo, produzir conteúdos, criticar, ou alterá-los, mas sim repassá-los, precisamente, para o papel. Dentro das Agências existem setores que têm uma boa vocação para lidar com os fornecedores e verificar suas ações. As relações entre Agência e fornecedores são formadas aqui. São eles: Produção: Neste departamento, que é dividido em produção gráfica e produção eletrônica (ou RTVC), são feitos todos os contatos (orçamentos, visitas, consultas) com os fornecedores gráficos e produtoras de vídeos. Produção on-line: Esse é um novo cargo existente nas agências de publicidade para atender a crescente demanda dos clientes por uma comunicação digital. Embora ainda não formalizada, nem em termos de denominação de cargos e nem de funções, o profissional que trabalha nesta área contribui, junto com o planejamento geral, para oferecer maior número de possibilidades de ações on-line adequadas à verba e perfil do cliente, de todas as peças digitais. Outros: Assessoria de Imprensa, Relações Públicas, Eventos, Promoção de Vendas, Design e Redação e Revisão. A Gráfica: é um dos mais importantes fornecedores. Ela é responsável pela impressão da ideia que o publicitário teve. Assume a responsabilidade de que tamanho, cor de letras, textura, cor e espessura do papel, e imagens utilizadas sejam impressas como idealizado pela equipe de criação, no prazo e custo estipulados.

Produtora de vídeo: É de responsabilidade dela que, por imagens, sons e movimentos, a ideia central da propaganda seja passada e entendida. É importante que cada etapa da produção da peça seja executada com extrema cautela, para que a finalização seja agradável para Agência e a produtora. Por isso é tão necessário a plena interação de ambas para remediar um futuro transtorno. Conhecer bem seu fornecedor e ter com ele uma relação de confiança ajuda na certificação de que o trabalho será bem feito e que os interesses do cliente, da Agência e dos fornecedores serão atendidos. É uma relação interespecífica harmônica, onde as duas espécies são beneficiadas com a parceria.


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